Mostrando postagens com marcador Tema: Saúde. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador Tema: Saúde. Mostrar todas as postagens

segunda-feira, 10 de maio de 2021

MOÇÃO DE APOIO PROJETO CRIAR O PISO NACIONAL AOS PROFISSIONAIS DA SAÚDE


Esta em tramitação no senado da republica o Projeto de Lei Federal nº 2.564/2020 que institui o salário nacional do enfermeiro, do técnico de enfermagem, do auxiliar de enfermagem e parteira. Com a aprovação desse projeto, obrigará os municípios a realizar o pagamento do piso salarial para a classe.

Já havíamos enviado oficio ao senador Jorginho Mello solicitando não só o apoio com o seu voto, mas para ajudasse na tramitação no senado para entrar na pauta o quanto antes.

Mas, em Imbituba, em apoio ao projeto federal, os vereadores Bruno e Ladeada apresentaram uma Moção que entrou na pauta na sessão do dia 10.05.2021, onde votamos favorável, mais reiteramos nosso pedido ao município, que não precisa esperar ter uma lei obrigando a cumprir, basta fazer uma gestão, reconhecer o tralhado essencial desses profissionais no município e pagar o piso estabelecido pelas classes.

Forte abraço, vamos para frente!

segunda-feira, 8 de fevereiro de 2021

Saúde - Postos de Saúde precisam de melhorias na estrutura física e de a...

Saúde - Postos de Saúde precisam de melhorias na estrutura física e de aparelhagem



Solicitamos ao prefeito, através de uma serie de Indicações que passaram no plenário da Câmara Municipal, melhorias nas estruturas físicas nas Unidades de Saúde, localizadas nos bairros da região norte da cidade. “Buscamos levar os problemas, apresentar soluções e nos colocar à disposição do município para junto do governo estadual e federal, lutar por recursos que venham contemplar essas obras. Não podemos permitir, mais uma vez que feche essas unidades de saúde por falta de estrutura adequada”, comentou Beto. O vereador justificou que essas ações permitirão que os profissionais de saúde trabalhem motivado, o que resultara no atendimento qualificado a população, além de evitar desperdício do dinheiro público. Veja quais são as Unidades Básica de Saúde que foram indicações, com encaminhamento direto ao Chefe do Poder Executivo, prefeito Rosenvaldo Junior: Alto Arroio - Ampliação e Reforma. Justificou que vem desde o mandato anterior solicitando, inclusive conseguiu recurso de 100 mil reais para ajudar no custeio da obra e o governo municipal não aplicou ainda. Disse que é fundamental para o bairro, visto o prédio sem as mínimas condições sanitárias, com pouca estrutura, sem salas de vacinas e ambiente pequeno, não atendendo a demanda do bairro de Alto Arroio que representa o segundo bairro da região com maior número de moradores. Araçatuba – A estrutura existente é locada e já não comporta a demanda. O vereador reeleito disse que na gestão passada vinha cobrando e contribui-o bastante para o município ter um prédio próprio e adequado. Conseguiu todo projeto da UBS com 302 m2, na AMUREL em Tubarão, buscou recurso no estado e federal e através senador Jorgino Mello trouxe o valor de R$218.202,57 através de uma emenda de Bancada que entrou na conta do município em 2019. Citou que o bairro sempre foi referência na saúde na região, por sua localização centralizada. Precisa da estrutura para voltar ser referência inclusive ter um atendimento estendido que atenda toda região nos finais de semana. Arroio – A UBS necessita de reforma, focando em melhorias na cobertura da UBS que vem de anos apresentando problemas com a infiltração de água da chuva. Já danificou forro que está caindo e as paredes, pintura e reboco mofado. Nos dias de chuva entra água na unidade o que dificulta o atendimento dos pacientes (chão molhado), além de gerar o risco de queda, tanto dos profissionais de saúde quanto dos moradores. Arroio do Rosa - Reforma e aquisição de bens essenciais para a Unidade Básica de Saúde. Essa unidade abrigada pela antiga escolinha do bairro e, em razão da estrutura não haver sido projetada para acolher uma UBS, carece de alterações, Solicitou bens como geladeira e ar condicionado, justificando que é essencial para garantir o mínimo de dignidade aos servidores que ali laboram e para a população atendida. Ibiraquera – Cobertura nova e reforma. Justificou que Unidade de Saúde foi reformada e ampliada em 2014, pouco tempo depois já apresentou problemas e fez o município reformar em 2019. Agora já necessita outra reforma e precisa de reforço na calha, visto que a origem do problema não foi mexida, ou seja, é aparente que a cobertura de proteção a laje, não tem o caimento necessário, causando infiltração nas paredes e teto, danificando a pintura e reboco, partes já mofadas, apresentando sérios problemas de infraestrutura. É necessário um telhado novo com o caimento adequado para evitar o desperdício de dinheiro público. Sambaqui – Justificou dizendo que o bairro do Sambaqui vem em ritmo de crescimento acelerado e a estrutura existente, apesar de hoje ainda comportar a demanda, em breve já não irá suportar e por isso, é necessário o município já ir planejando para contemplar sua ampliação e reforma. Além das melhorias na estrutura física dos prédios, foram solicitados Novas Equipes, mais profissionais de saúde!

quinta-feira, 8 de outubro de 2020

UTI HOSPITAL SÃO CAMILO - MAIS TRANSPARENCIA E RESPONSABILIDADE





Tivemos nosso Requerimento aprovado por unanimidade na ultima sessão (05/10) da Câmara Municipal, onde solicitamos varias informações ao município sobre a implantação da UTI no Hospital São Camilo (HSC). Nesta sessão, também foi aprovado por todos os vereadores, a autorização do repasse financeiro ao HSC, para custear, manter a UTI até 31/12/2020, SIM, ESSE É O PRAZO! Nossa luta para ter uma UTI permanente é intensa mesmo antes da pandemia e sabemos que para isso, precisa da homologação do Ministério da Saúde, que através de uma portaria federal garante o recurso mensal. É notório que o município tem muitas limitações, dificuldades somente para manter a Emergência do Hospital e nesse sentido, buscamos apoio do senador Jorginho Mello que foi no ministério da saúde e frustradamente, até o final do mês de julho, não foi encontrado no ministério da saúde nenhum pedido de UTI em Imbituba, seja por parte da prefeitura ou do estado. Ao me passar a informação, solicitei através de oficio, cópia dos documentos ao município e até está data sem resposta. Por fim, é verdade sim que temos uma UTI no hospital São Camilo e está garantida até 31/12/2020 pois o município esta recebendo recurso do governo federal para melhorias, reforços na área da saúde em virtude da pandemia, mas precisamos falar a verdade e não fazer política, principalmente porque estamos no período eleitoral e os aparelhos só estão ali devido a pandemia do Corona Vírus o que, usar dessa doença, que matou milhares de pessoas em todo mundo, que trará um grande prejuízo econômico e deixará milhares de pessoas desempregadas, para beneficio politico partidário, eleitoral, mostra total desrespeito com a população. Vamos para frente, com humildade e respeito, falando a verdade e contribuído para acontecer de verdade, assista o vídeo da sessão, forte abraço e ficamos com Deus! #votoemquemfaz #betovereador #politicalevadaaserio #vereadordeverdade #uti #hospitalsaocamilo #imbituba

segunda-feira, 8 de junho de 2020

Teste rápido do covid-19 aos taxistas e apoio as creches, escolas particulares



Parte de nossa fala na Sessão desta segunda (08/06) onde pedimos ao Executivo faça um pacote de apoio às escolas e creches particulares, bem como, visto o alto numero de contaminados com covid-19, realize testes rápidos nos taxistas e motoristas de vans.

Esses profissionais estão devidamente regulares, autorizados pela municipalidade e estão na linha de frente, deixando suas famílias e inclusive correndo risco de contaminação e transmissão do covid-19, principalmente neste momento que o transporte público está suspenso, desde o início de março, onde os serviços são mais solicitados.

Quanto às escolas e creches particulares, Imbituba possui em torno de 10 unidades de ensino e geram em torno de 250 empregos diretos, com aproximadamente 500 crianças matriculadas, entre idade de 0 a 5 anos de idade. Uma situação difícil porque na educação infantil, é mais difícil manter atividades fora da escola e com a pandemia do novo coronavírus, pais, mães e responsáveis, na incerteza de quando as aulas serão retomadas e com a perda de renda familiar, na grande maioria cancelam a matrícula dessas crianças, sem falar da inadimplência que aumentou muito.

Deixamos um alerta ao município que precisa agir rápido, pois sem essas unidades ou mesmo sem parte delas, a rede municipal ficará sobrecarregada, visto que o município precisará garantir as vagas, pois é o principal responsável pela educação infantil e anos iniciais do ensino fundamental e sabemos que em Imbituba, mesmo estando cumprindo a meta desde 2017, ainda possui uma fila de espera que vinha diminuindo, graças ao trabalhado da secretaria de educação, Cristiane Tokarski Espezim e toda sua equipe, mas agora, precisam agir com urgência, por ser de interesse público e para não comprometer todo trabalho educacional do município.

Além do documento enviado ao Prefeito Municipal, estamos conversando com a secretaria de Educação, sugerindo e me coloco a disposição dessas instituições para ampliar o debate e juntos encontramos uma solução. Ficamos com Deus e ótima semana.


quarta-feira, 3 de junho de 2020

Hospital São Camilo pode fechar após pandemia, por ineficiência da SCPar...



Em nossa última fala da sessão por video conferencia de 01.06.2020, alertamos a todos e falamos da nossa preocupação com o Hospital São Camilo (HSC) que vem acumulando um déficit de R$ 550 mil nos meses de março e abril. As autoridades estão brincando com a população, com a saúde, já denunciamos junto ao MPSC que ainda não se manifestou, a SCPar Porto de Imbituba, que tem autorização desde o iniciou do mês de abril, para comprar insumos de uso diário e Equipamentos, que posteriormente serão usados para a UTI no HSC e, até agora, vergonhosamente nada.

Cobramos do prefeito municipal agilização na renovação do contrato que termina em 30 de junho, para não deixar atrasar o repasse mensal que o município faz ao HSC. No documento protocolado na semana passada, também pedimos um reforço financeiro nesse período de pandemia e para dar continuidade no Projeto que está parado na Câmara, que autoriza o município repassar mensalmente ao HSC, para contratação de médicos obstetras, com plantão presencial de 24 horas, essencial nesse período de pandemia, para as gestantes terem um acompanhamento especializado e gratuito, sendo que cuida do desenvolvimento do feto, além de prestar assistência à mulher nos períodos da gravidez e pós-parto.

Lembramos que Imbituba tem o registro de 47 casos positivos do Covid-19, tirando os curados, um saldo de 11 casos confirmados e enquanto isso, estamos todos aguardando os Equipamentos do Porto, que tem autorização do governo federal e estadual desde 03.04.20, mais de 60 dias e nem foi publicado o Edital para compra, mostrando a ineficiência ou evidente mau vontade, naquilo que foram orientados a resolver no máximo 20 dias.

Mas o Hospital São Camilo não pode parar, não pode esperar e para atender a demanda de maneira básica, precisa contratar mais colaboradores, precisa comprar mais produtos e insumos de uso diário, enfim, é preocupante a situação pós pandemia.
Forte abraço e ficamos na luta, atentos e com Deus!


#vamoQvamoImbituba

terça-feira, 17 de julho de 2018

HOSPITAL SÃO CAMILO CONQUISTA MELHORIAS E 10 LEITOS DE RETAGUARDA

A verba federal permite ao hospital integrar o grupo de atenção de média e alta complexidade

Hospital São Camilo conquista melhorias e 10 leitos de retaguarda O Hospital São Camilo contará, a partir de agora, com uma nova verba federal anual de 775.625,00. O repasse vai permitir ao hospital integrar o grupo de atenção de média e alta complexidade ambulatorial e hospitalar, além da aquisição de 10 leitos de enfermaria clínica de retaguarda, disponíveis ao SUS. “Esta é uma importante conquista para o São Camilo, que recebe pacientes de outros hospitais, agora com o aporte financeiro garantido”, agradeceu a Irmã Celia Volpato.

A notícia foi trazida pelo Deputado Federal Jorginho Mello, que esteve na tarde desta quinta-feira (05) no Gabinete do Vice-presidente da Câmara Municipal de Imbituba, Gilberto Pereira, para comunicar a conquista do Fórum Parlamentar Catarinense junto Ministério da Saúde.

Foto: Divulgação


SAIU NA IMPRENSA
Fonte: GAROPABAMIDIA

quarta-feira, 28 de fevereiro de 2018

CÂMARA APROVA PROJETO DE LEI QUE INSTITUI A SEMANA MUNICIPAL DE PREVENÇÃO AO ABORTO PRÓXIMO À DATA DE DIA DAS MÃES

A Câmara de Vereadores de Imbituba aprovou, na Sessão Plenária desta segunda-feira (26), o Projeto de Lei nº 4897/2017, de autoria do vereador Gilberto Pereira (PR), que institui a Semana Municipal de Prevenção ao Aborto em Imbituba.

Segundo o autor do Projeto, a Semana alusiva ao tema tem por finalidade informar, conscientizar e orientar as pessoas sobre a violência contra a vida – da mãe e do bebê em formação - e as consequências de um ato muitas vezes cometido por pura falta de informação, levando em muitos casos à morte da gestante.

“Com a fragilidade da saúde pública no Brasil, deixando a desejar em todos os sentidos, pessoas morrendo nas filas dos hospitais por falta de atendimento, nas filas aguardando simples exames, cirurgias, um gesto simples como esse, de informar, conscientizar e orientar as crianças desde os 10 anos de idade sobre o que é o aborto e suas consequências com certeza iria reduzir e muito o números de óbitos de mulheres, além de garantir a vida, com melhor planejamento e responsabilidade”, defende o vereador autor da matéria.

Beto do Zé Neide destaca ainda que a implantação da semana educativa sobre o aborto não necessariamente significa um aumento de gastos do Poder Público, se não aqueles já previstos no Orçamento Municipal.

“Não há necessidade de criar gastos nem contratar pessoas, temos um quadro de professores excelentes e pessoas capacitadas o suficiente na Saúde para organizar a campanha anual a ser desenvolvida próximo a data do Dia das Mães. O pouco recurso a ser usado, será um investimento que irá gerar uma economia considerável ao município, economia à saúde pública e o melhor de tudo, teremos mulheres valorizadas e respeitadas, despertando o interesse no planejamento familiar, reduzindo os casos de gravidez precoce e salvando ainda muitas vidas”, justifica o parlamentar.

O vereador propositor do PL aprovado no Legislativo finaliza agradecendo ao prefeito Rosenvaldo Júnior por se posicionar favorável a implantação da semana que deve passar pela sanção do Executivo para ser incorporado ao calendário oficial de eventos do Município.

SAIU NA IMPRENSA
Fonte: Portal AHora

sexta-feira, 9 de junho de 2017

UBS ARAÇATUBA - VEREADOR FAZ VISITA À AMUREL EM BUSCA DE PROJETO

Posto Saúde Araçatuba - O vereador Gilberto Pereira, realizou uma visita na sede da AMUREL em Tubarão, objetivando apoio para elaboração do projeto de uma unidade avançada de saúde no bairro de Araçatuba.

Havia boatos da existência do projeto, no entanto, assim que assumiu (20/01/2017), visitou a Secretária Municipal de Saúde de Imbituba, senhora Graciela Wiemes Ribeiro que disse não ter conhecimento. Seguidamente oficializou o município na busca desse projeto e a resposta veio negativa.

Com a informação que a AMUREL realiza projeto para municípios conveniados, fez um ofício ao Diretor Executivo da AMUREL, senhor Celso Heidemann e em mãos foi entregar e buscar as informações. Aproveitou para conhecer a realidade dos municípios da região, bem como, conhecer os projetos existentes para Imbituba, para correr atrás de recursos junto governo estadual e federal, objetivando tira-los do papel.

Por sorte, o projeto estava na AMUREL, no entanto com valores desatualizados, onde imediatamente fez a solicitação para atualização de valores. O projeto da UBS - Padrão 1 do Ministério da Saúde para construção em Araçatuba (plantas, memorial descritivo, planilha orçamentária e cronograma físico-financeiro), com área a construir = 302,63 m².

Agora, o vereador irá trabalhar na captação de recursos para realização da obra. "Vamos falar com o prefeito municipal, com nosso deputado federal Jorginho Mello, secretario de estado da saúde, enfim, essa unidade avançada é um sonho que ao longo dos anos vem sendo compartilhado com todos os moradores e hoje na função que me foi delegada como vereador municipal, iremos nos empenhar ao máximo, para nesses quatro anos tirar do papel". disse o vereador.

Beto complementa dizendo que Araçatuba é um bairro privilegiado, centraliza todas as comunidades da região norte do município, ou seja, fica ao centro de um universo de 5.666 eleitores¹ e mais de 9.000 habitantes² e também por ser o bairro mais antigo da região e é nesse sentido, que temos o desejo em ter o bairro, como referencia na área da saúde, com a construção de uma unidade avançada para permitir o atendimento qualificado, inclusive 24 horas garantido as pessoas que tenham acesso no momento que mais necessitam e com isso, irá desafogar a emergência do hospital São Camilo. Lembrou ainda, que Araçatuba hoje, vergonhosamente é o único bairro da região que não tem prédio próprio e que, moradores da comunidade, ofereceram o terreno para sua construção.

sexta-feira, 5 de maio de 2017

CRISE NA SAÚDE: E O HOSPITAL SÃO CAMILO?

Venho sempre dizendo que o vereador deve ter responsabilidade, suas ações impactam diretamente na vida das pessoas e assim estamos trabalhando, com responsabilidade e assumindo nossas ações.

A saúde é uma área que mais me preocupa. Assim que assumimos fomos no hospital e nossas dúvidas foram sanadas. A partir dai, solicitamos ao deputado federal Jorginho Mello ajuda ao hospital e o mesmo repassou 100 mil através de emenda parlamentar. Após isso, participamos de duas reuniões com a irmã Célia na prefeitura, onde os vereadores, naturalmente aqueles preocupados com a saúde estavam presentes e a mesma tirou a duvida de todos, prestou conta e na oportunidade apoiamos a continuidade no repasse da prefeitura para o hospital, que apenas foi corrigido, ficando em R$ 175 mil mensais (2,1mi - ano).

Nossa luta, por ter ido no hospital, ter visto e acompanhado as contas, foi para inclusive o município aumentar o valor do repasse, mas a administração, com responsabilidade não fez nesse momento até para ver questões orçamentarias, mas deixou a possibilidade de fazer em junho deste ano. Lembramos que mesmo com esse auxilio, mensalmente o hospital tem um déficit de quase 60 mil.

Responsabilidade é o minimo, julgar é demais.... e não vamos longe, no município aqui do sul, de Nova Veneza o hospital São Marcos era administrado pelas irmãs e por falta de conhecimento ou irresponsabilidade talvez, foi passado a administração ao Instituto de Saúde e Educação Vida e esta ai o resultado: Médicos mais de 3 meses sem receber pediram demissão, funcionários com o salário atrasados, fornecedores sem os pagamentos, Hospital Fechado!
Hoje o hospital voltou atender parcialmente e é uma bomba para administração municipal.

As vezes somos felizes e não sabemos e volto a dizer, pedir... mais responsabilidade aqueles que hoje tem o poder de construir o amanhã!

Comigo não tem mi mi mi e nem bla bla bla... aqui é trabalho!

segunda-feira, 6 de fevereiro de 2017

VEREADOR BETO DO ZÉ NEIDE PEDE A IMPLANTAÇÃO DA EQUIPE DE SAÚDE DA FAMÍLIA (ESF) E PROGRAMA DE AGENTES COMUNITÁRIOS DE SAÚDE (PACS) NA UBS DO ARROIO


O parlamentar solicita que seja estendido também o atendimento para UBS do Arroio do Rosa.


No dia 21 de dezembro do ano passado, em reunião na comunidade, a enfermeira Aurea Ines Presa nos relatou da sua preocupação informando que a UBS Arroio e Arroio do Rosa, até então subordinadas a ESF do Alto Arroio, tinham três Agentes Comunitários de Saúde (ACS) que trabalhavam sobrecarregadas.
Por conta dessa declaração, o vereador Gilberto Pereira (PR), protocolou esta semana no Legislativo, Indicação, pedindo ao prefeito Rosenvaldo Júnior, que sejam implantadas nos bairros Arroio e Arroio do Rosa uma Equipe de Saúde da Família (ESF) e o Programa de Agentes Comunitários de Saúde (PACS).
“Atualmente a ESF do Alto Arroio atende as três comunidades com apenas uma enfermeira e um médico onde não estão dando conta de atender a demanda da região, sendo necessária a implantação de uma nova Equipe de Saúde da Família (ESF) na UBS do Arroio, visto que já possui o posto de saúde com estrutura adequada, sendo necessário apenas um médico e um enfermeiro, além de reforçar as ACS que dessa nova estrutura no Arroio se estenderá ao Arroio do Rosa para melhorar o atendimento na saúde nesses bairros, visto reclamação dos moradores”, justificou o vereador no documento explicando que “os moradores do Alto Arroio,  continuarão com ESF atual, terão um melhor serviço prestado, visto que a estrutura que hoje está sobrecarregada ficará exclusiva para comunidade”.

AMPLIAÇÃO E REFORMA DO POSTO DE SAÚDE DO BAIRRO DE ALTO ARROIO


O vereador Beto também apresentou, através de Indicação, endereçada à secretária de Saúde Graciela Wiemes Ribeiro, que a Prefeitura estude a possibilidade de realizar a ampliação e reforma do Posto de Saúde do bairro de Alto Arroio, tendo em vista que o prédio atual está fora dos padrões adequados para prestar serviço à saúde pública.
Beto do Zé Neide solicita a sua readequação, incluindo a construção e reforma de banheiros, área externa para lixo contaminado e construção de mais três salas, sendo uma sala de vacina, uma sala para as agentes comunitárias e sala de enfermagem.
“Faz-se necessário também, para integração social e garantir o acesso a todas as pessoas, principalmente as portadoras de deficiência que tem garantida pela Constituição Federal a adequação de todo prédio para ter acessibilidade”, declara o vereador que, no dia 20 de janeiro reuniu-se com a secretária Graciela momento em que foi-lhe apresentada a preocupação do vereador sobre a necessidade de reforma e ampliação do Posto.
“Estamos encaminhando à secretária o nosso pleito e as informações que ela mesmo pediu que documentássemos. Agora é aguardar a manifestação da Prefeitura e torcer para que a reforma possa ser realizada brevemente”, finaliza o vereador Beto do Zé Neide.

Texto: Holmes Júnior

Mais Lidas