O estudo, realizado pela empresa, que o faz desde 2014, quando a Prefeitura assinou um termo aditivo que deu mais tempo de concessão à Santo Anjo, apontou uma série de pontos que, segundo o vereador Beto Pereira, presidente da Comissão, precisam ser revistos, entre eles, a isenção de Imposto Sobre Serviço (ISS) em favor da Santo Anjo e o aumento imediato da tarifa, sugerido no documento, que gira em torno de 10%, no preço das passagens. Ele sugere, por exemplo, que os valores para as linhas circulares (Nova Brasília, Barra de Ibiraquera, Arroio e Guaiúba) passariam de R$ 3,40 para R$ 3,80, e as linhas radiais (Penha, Itapirubá/Roça Grande, Ibiraquera/Praia do Rosa) de R$ 4,00 para R$ 4,30.
O presidente da Comissão Especial de Transportes, Beto Pereira, o Beto do Zé Neide (PR), questionou o levantamento apresentado e pediu um prazo ao prefeito Rosenvaldo Júnior de 90 dias para a Comissão realizar estudo paralelo e também ouvir a comunidade e outras empresas e instituições ligadas ao transporte de passageiros.
"O transporte público precisa atender a demanda e estamos aqui para representar a população, que necessita ter um serviço de transporte coletivo urbano que atenda seus anseios, tendo qualidade, eficiência e valor justo da tarifa. O sistema atual está impotente, ultrapassado e não atende a demanda. Precisamos refazê-lo, apresentar mudanças em todo sistema, alternativas. E vamos nessa luta, com a participação da sociedade, realizar estudos sérios e audiência públicas", defende o vereador.
Segundo o prefeito Rosenvaldo Júnior, serão realizados estudos de impacto financeiro e o prazo para o reajuste das passagens pode se estender pelos 90 dias solicitados pela Comissão. “Temos que analisar com a maior transparência possível a realidade do transporte público em Imbituba e cumprir nosso objetivo de prestar um serviço com qualidade e a um preço justo”, declara o prefeito, após a reunião.
“Nosso objetivo é reduzir o preço da tarifa e trazer mais eficiência e qualidade ao serviço e consequentemente à população. Não podemos retroceder e a empresa precisa cumprir a sua parte; em 2014, quando feito o contrato aditivo, a Santo Anjo tinha uma frota circulando de 19 ônibus e hoje tem apenas 17. Outro ponto a considerar é que hoje não há perdas com as passagens, tudo é eletrônico o que permitiu uma redução significativa do quadro de funcionários; além dos motoristas, muitos cobradores foram demitidos”, lembra Pereira.
Participaram do encontro Edgar Haas e Márcio Lima, Gerente Operacional e Gerente em Imbituba da empresa Santo Anjo, respectivamente; Ronaldo Oliveira, diretor da empresa Profuzzy; os vereadores Gilberto Pereira (PR), Humberto Carlos dos Santos (PMDB) e Roberto Luiz Rodrigues (PSD), presidente, relator e membro da Comissão de Transportes; o prefeito Rosenvaldo da Silva Júnior; Anselmo José Ramos Neto, Diretor de Mobilidade Urbana, e demais membros da administração convocados pelo prefeito.
SAIU NA IMPRENSA
Fonte: Portal AHora
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