quarta-feira, 3 de março de 2021

Obra da Rua Aurino Alves de Souza, bairro do Sambaqui precisa ser retomada com força total

Sobre a obra da Rua Aurino Alves de Souza, Sambaqui, conversei hoje com o dono da empresa vencedora da licitação, também com o secretário Théo e o prefeito Rosenvaldo Júnior. Pedi para o trânsito ser liberado na rua, visto o período de chuva que deixa as estradas todas ruins, para que os moradores não precisem se descolocar por outras ruas mais distantes, até que a empresa volte com força total para dar andamento na obra.


Sugeri ao prefeito que pague com recurso próprio a medição pendente e, notifique a empresa para não interromper mais a obra, sob pena de ser desclassificada e chamar a segunda empresa do processo licitatório, já que não demostra capacidade financeira para tocar a obra sem interrupções.

Importante lembrar que encaminhei a obra para licitação em 2020, no mês de março, após toda tramitação, licitação, prazos de recursos das empresas, em setembro foi emitido a Ordem de Serviço pelo secretario Théo e a obra começou mesmo em inicio de outubro com previsão de termino em 7 MESES, pelo valor de R$ 1.7 milhões, devido contemplar a drenagem pluvial, pavimentação, passeio e sinalização viária de toda extensão, 1.866,76m, então antes do mês de maio não será concluída, ainda mais que a empresa parou parte do mês de dezembro e janeiro, devido festividades de final do ano.

Segundo a empresa, essa semana ainda, a parte mais difícil aos moradores, que é a drenagem e a preparação para base, que é necessário cavar a rua, buracos e com essas chuvas ficam pior ainda para os moradores, ficará toda pronta. O município fazendo o pagamento da medição, na próxima semana inicia a base com bica corrida, rolo e já irão trazer meio fio para iniciar a pavimentação.


Fato é que a obra precisa ser retomada com força total, os moradores tem razão nas reclamações referente ao atraso porque está causando inúmeros transtornos, mas tenho algumas considerações e esclarecimentos. 


Desde o início da obra, inclusive em dezembro que falaram que a empresa iria parar, estamos como vereador acompanhando, tentando buscar soluções junto às partes, fiscalizando e cobrando agilidade nos pagamentos para que não tenha interrupção na obra. Importante levarem em conta, que os recursos da obra são do governo federal, envolve toda burocracia do Poder Público (município, banco e governo federal). Então, bom ficar claro que a agilidade não depende somente do secretário, nem do prefeito, existe uma burocracia e como já fui secretário, sei muito bem que está além de nossa vontade. O prefeito Rosenvaldo inclusive, no ano passado chegou pagar a primeira medição com recurso próprio para não haver interrupções, também pedimos isso hoje a ao prefeito.


Essa obra é um sonho da comunidade. Como vereador, lutamos junto com os moradores até que incluímos no programa Avançar Cidade para ser beneficiada. Como secretário de obras, buscamos em Brasília com apoio do senador Jorginho Mello, a garantia dos recursos, bem como encaminhamos todo processo, desde projeto até a licitação, para efetivação e garantir aos moradores a realização desse sonho. Só que a rua é muito extensa, são 1800 metros, é preciso todos estar cientes que levará um tempo, mas será necessário esse sacrifício de todos para que a obra aconteça.

Outro ponto também que vale destacar, pela extensão da rua, a empresa não demostra capacidade financeira, trabalha de forma lenta porque precisa receber a medição para continuar e isso realmente irrita a todos que estão angustiados para que essa fase ruim, de buracos e drenagem passe. A Comunidade do Sambaqui, aos que moram há mais tempo, lembram e muito lutaram por essa rua, inclusive alguns já faleceram e precisamos ser justos!

Desde 2017 a comunidade vem recebendo todo apoio da prefeitura, essa rua era intransitável, inclusive chegaram fechar a rua em gestões anteriores, mas desde que assumimos em 2017, com total apoio do prefeito Rosenvado Junior, o secretario de obra Sandro Carpis colocou material bom e em 2019 quando assumi a secretaria dei continuidade nos cuidados não só dessa rua, mas do bairro em geral e o Théo vem dando prosseguimos nos trabalhos.

Antes estava ruim e os moradores não tinham esperança nenhuma. Agora, devido a obra que já tem todo recurso garantido, sabemos que nessa fase está ruim, mas irá melhorar e essa fase ficara para trás, uma página triste que será virada da historia do bairro.

Para os novos no bairro e não sabem, mas adoram criticar, mais uma vez, precisamos registrar a todos que lutaram e como é impossível escrever o nome de todos aqui, sito o seu Tavinho, Reginaldo, Giseli, Eder, João, dona Albertina, Eraldo, Edinha, Sergio Costa, Alexandra, João Paulo, Tila, seu João Morais, Josiane, Cassio, Adriano, Rafael, Grilo, dona Irene, seu Mazinho, Edinete, Volnei, e o Ricardo da AMOSAM que conseguiu unir a todos e muitas reuniões fez, muitas reuniões participamos, mas, lamentavelmente hoje os que mais criticam nunca vieram em uma reunião dessas.


Vamos para frente, agradeço a prefeito Rosenvaldo Júnior e ao secretário Théo, toda equipe de projetos da prefeitura e peço a comunidade paciência, mesmo sabendo que é difícil, mas todos nós estamos atentos e empenhados, fazendo acontecer. Poderá demorar um pouco sim, mas o importante é que o recurso está garantido e essa obra será uma realidade sim, um sonho da comunidade realizado e seus moradores, que lutaram e se dedicaram tem todos os méritos!

Fique a vontade em comentar, toda sugestão e criticas são bem vindas, desde que tenha conhecimento e seja com respeito, precisamos ser coerentes e justos!
Forte abraço, ficamos com Deus!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Mais Lidas